
AFEPOL
Associação Festa da Polenta

Sede da AFEPOL
Em 1991 é instituída a Associação Festa da Polenta - Afepol estabelecida como personalidade jurídica do evento. No dia 31 de outubro de 1991, quando foi promovida oficialmente a primeira assembleia geral, com a eleição do primeiro presidente.
A primeira Festa da Polenta foi promovida em 1979 e até 1983 ficou sob a coordenação de padre Cleto Caliman, o próprio criador do evento. O evento acontecia no pátio da Escola Fioravante Caliman (antigo Colégio Salesiano), que numa fase pedagógica tinha padre Cleto como diretor.
Em 1984, passa a coordenar a festa, Sávio Caliman, que à frente da direção da escola também ganhou responsabilidade sobre o evento. O novo diretor tomava todas as decisões em conjunto com uma equipe de coordenadores. Ele ficou até 1988.
De 1989 até 1991, Alberto Falqueto ficou à frente da organização do evento, seguindo o modelo de trabalhar com diversos coordenadores de equipes. Com a instituição da Afepol, o primeiro presidente eleito em assembleia foi Vitor Maline Targa, que ficou à frente da direção dos festejos das edições de 1992 e 1993.
Em 1995 a Festa inaugura o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, construído pela Municipalidade.
Em setembro de 1996 , foi iniciada a construção da Sede da AFEPOL.
Sempre fazendo prestação de contas e aprovando a distribuição dos recursos para as instituições filantrópicas de Venda Nova. A Assembleia Geral Ordinária também elege bianualmente o novo Presidente e o Vice-Presidente, os quais formam a diretoria e juntos definem os rumos do evento, bem como elege o Conselho Fiscal. As reuniões sempre começam no início do ano, num ciclo de trabalho, sempre voluntário, que só se fecha com as assembleias anuais.
Atribuições da Diretoria
De dois em dois anos são eleitos junto com o Presidente e Vice-Presidente da AFEPOL, também o Conselho Fiscal.
O presidente e o vice-presidente acompanham o trabalho de todas as áreas, que são divididas entre os membros da Diretoria, que debatem entre si as principais pautas.
A Diretoria Financeira analisa os orçamentos, examina pagamentos e recebimentos e toda parte contábil da AFEPOL, bem como toda a equipe que irá atender nos caixas e retaguarda financeira durante todo o evento.
A Diretoria Cultural prepara a programação cultural as contratações das atrações e programação da Festa. São decisões importantes, pois implica a identidade do evento e reverbera diretamente nos custos.
A Diretoria de Patrimônio cuida para que toda estrutura física, equipamentos, utensílios e equipamentos estejam em perfeito funcionamento, bem como todo o patrimônio da AFEPOL este cuidado.
A Diretoria Administrativa é responsável por acompanhar os serviços da secretaria, redigir as atas de todas as reuniões e auxiliar nos demais serviços, dentre eles o serviço de administrar os voluntários da FESTA.
Mesmo com a divisão das tarefas por áreas de atuação e para que haja harmonia, todas as decisões são compartilhadas entre os membros da Diretoria. Quanto mais próximo da Festa, mais trabalho para essa turma.
É um trabalho feito com muita dedicação durante o ano inteiro, que faz com que a Festa da Polenta se realize de forma organizada e com um clima todo especial de união e alegria.